terça-feira, 6 de setembro de 2016

Preparar o regresso à escola



O regresso das crianças à escola/creche/JI não é, por norma, uma altura fácil. Na maioria das vezes uma pessoa ainda não saiu daquele "mood" férias e já está a levar uma valente injecção de rotina. 

Cá em casa, desde que o miúdo começou a ir para a creche, que reservo sempre a semana anterior ao inicio do ano escolar para me organizar, enquanto que vou re-ajustando os horários dele e ao mesmo tempo gastando os últimos cartuxos das férias. 

Se for maníaca  apologista da organização como eu, tem na lista abaixo uma boa ajuda para garantir que quando o dia chegar tudo decorre sem stress. Se por outro lado, muita preparação ainda lhe causa mais ansiedade, esqueça isto tudo e passe directo ao próximo post. 

E um bom regresso à escola para todas as crianças! 


- Limpe despensa e frigorifico de tudo o que ficou esquecido durante as férias e faça lugar para o reabastecimento que aí vem de lanches, snacks, bolachas e tudo o que as crianças gostam ou devem comer ao pequeno-almoço, para levar na lancheira etc. 

- Imprima e afixe os horários escolares e/ou das actividades dos miúdos no frigorifico. Famílias numerosas ou com filhos maiores poderão precisar de um quadro de tarefas ou uma escala para usar o WC. 

- Faça o planeamento semanal das suas refeições (isto vale para todas as alturas e não apenas no regresso às aulas). Vai poupar tempo nas compras e evitar desperdícios, poupando também dinheiro. 

- Prepare algumas refeições em antecipação e congele, nesta altura nós também ainda não estamos habituados ao ritmo e à rotina da escola. Podem haver atrasos e dias mais complicados.

- Antecipe as disputas matinais. Se há guerra para lavar os dentes ou tomar o pequeno-almoço previna-se com alguma coisa que os incentive a colaborar. Uma nova escova, pasta saborosa ou copo com os bonecos favoritos. O mesmo para comer - as vezes algo tão simples como uma caneca nova fazem milagres na hora de beber o leite todo. 


- Comece a reintroduzir os horários de dormir bem como outras regras que estivessem suspensas durante o período de férias. 

- Arrume o roupeiro das crianças e retire tudo o que já não sirva ou não esteja em condições. Experimente-lhes a roupa se for caso disso e perceba o que está em falta. 

- Com a lista dos essenciais em falta, compre tudo o que for necessário, assim como o material escolar se já tiver as listas da escola. Mesmo que não tenha, pode ir comprando aquilo que geralmente é sempre necessário, como a mochila. Muitas das coisas que vai precisar pode e deve aproveitar para comprar nos saldos. Ténis, calças de ganga, botas e casacos são sempre necessários e têm preços muito mais apelativos nessa altura. 

- Arrumar a mochila e deixar preparada para o primeiro dia. Material se for escola, muda de roupa, bata, lençóis etc. se for creche ou J.I. 

- Compre repelente de piolhos. Não sei se é generalizado mas, enquanto são pequenos, parece-me que em todas as escolas, mais cedo ou mais tarde surge uma pequena praga de piolhos. Eu como prefiro prevenir coloco repelente desde o primeiro dia. Dizem que colónia também funciona bem. 

- Prepare tudo de véspera: deixe mesa de pequeno-almoço pronta e roupa e sapatos aos pés da cama.

- Famílias grandes podem beneficiar em ter um móvel ou cabide junto à saída, com o nome de cada elemento da família, onde deixar, na noite anterior, as mochilas, lancheiras etc.


- Tratar de qualquer burocracia de última hora na escola.

- Procurar e marcar aulas de demonstração nas actividades extra curriculares de eleição dos miúdos e comprar o material necessário à prática das mesmas.

- Marcar todos os materiais (ou roupa) com o nome da criança. Existem várias alternativas, das pomposas etiquetas à caneta de acetato. 

- Se, pela primeira vez este ano, os miúdos forem sozinhos ou de transportes públicos para a escola, faça uma viagem com eles e/ou deixe-os ensaiar umas vezes o caminho.

- Assinale na sua agenda os dias em que a escola estará fechada, mal tenha essa informação. Bem como os dias comemorativos, que segundo o calendário escolar, vão necessitar da sua presença na escola ou de alguma preparação. Pode igualmente afixar essa informação. 


Outras sugestões para partilhar, quem têm?

Sem comentários:

Enviar um comentário